terça-feira, 13 de outubro de 2015

Jovens no lobito debatem sobre os seus desafios



A Juventude e os desafios do futuro foi tema da 37ª edição das “Noites de Palco Aberto” na qual participaram mais de 53 jovens oriundos dos bairros do São João, Lobroque, Hondoquela, Santa Cruz, Calumba, Akongo e não só. O encontro aconteceu no Domingo 11 de Outubro de 2015, no pátio dos escritórios da AJS, sita na vila do Bairro da Santa –Lobito.
O encontro foi animado pelo Professor e activista social Júlio Lofa Martinho.
Animado com uma peça de teatro do Grémio Elongiso, poesia do "Poeta das Ruas" e as músicas de Vidal e de Pascoal Figurados durante duas horas e meia de conversa. Os jovens discutiram sobre os desafios da juventude angolana nos dias actuais, entre tantos: a formação profissional, a qualidade da ensino em todos os níveis, o acesso ao primeiro emprego, o combate ao desemprego, o combate a corrupção, o casamento como sustentáculo da sociedade, o exercício da cidadania, a união e a reconciliação nacional.
A formação não deixa de ser uma componente importante nos desafios da juventude angolana, sendo a etapa premeditada e crucial para o desenvolvimento social e humano. Apesar do Estado promover a certificação e não as habilidades, mas foi consenso que cada jovem deve primar pela aquisição de competências de forma a corresponder com as exigências do mercado do emprego. Importa salientar que o respectivo encontro é uma iniciativa da Associação Juvenil para a Solidariedade – AJS, do Grémio de Artes Elongiso e dos jovens da Santa Cruz, enquadrada no projecto “Cidadania e Participação”.
 

Sem comentários: