11 de Março é somente uma memória inevitável!



A 11 de março de 2016, deocrria o jogo entre o Chelsea de Inglaterra e Paris Santi-Germain (PSG) de França, referente à passagem aos quartos de final da Liga dos clubes campões da Europa. É Quarta-Feira, 20:45, começa a bem esperada partida de futebeol entre gigantes da Europa. De repente entre o sétimo e oitavo, um silêncio visual toma conta televesivão, resta-nos tão somente o ruído como anúncio um da queda do sinal da rede televisiva multichoice. Ao ruído televisivo, se junta à agressividade do som da ventania cuja direcção não consigo precisar. Minutos seguintes, abrem-se as comportas e uma chuva torrencial toma conta da cidade do Lobito. Não diferentes dos outros dias, se segue um blackout. Estamos às escuras e a chuva continua a cair sem trégua alguma.
Ao meio da chuva, uma corrente de água já mais vista vinda do Akongo toma conta da parte fronatal do Estádio do Buraco. Na verdade não era somente uma corrente de águas, pois a mesma corrente carregava consigo várias viaturas entre ligeiras e pesadas, móveis, gritos de pessoas clamando por socorro, era de facto um cenário aterrorizador.
Marcava-se o incidente catastrófico e singular para os municípios do Lobito e Catumbela, afectando muito profundamente os bairros da Liro, Boa Vista, Alto Esperança, Akongo e o Vikundu.
Restabece-se o sinal televisivo e, coincidindo com o começo da segunda parte da partida. Tinha cessado a chuva e começava a contagem com arespectiva identificação dos corpos. A Rotunda do Kassequel(Kero) foi o lugar onde os corpos estavam expostos. Ainda haviam viaturas submersas nas águas que ficaram intactas no troço Catumbela – Caponte da estrada nº 100, até depois da 1H00 da manha, momento em que o caudal terá começado a baixar.
Pelo menos as notícias oficiais apontaram para 71 mortos, entre eles, acima de 40% era criança.
Várias casas devastadas, e os escombros passaram desde aquele momento a fazer parte do figurino de bairros afectados.
Hoje, assinala-se o primeiro 11 de Março desde aquele trágico acontecimento que ficará, com certeza, na memória de muitos lobitnagas.
Para desfarsar o tráuma, pelo menos no Akongo, os moradores tratam com muita sátira aquela chuva de “Ndunde”, mas é só o céu escurecer e deixar claro os indícios da chuva para o pânico se instalar entre os moradores.
É somente uma memória inevitável!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

HISTORIAL DO INSTITUTO MÉDIO INDUSTRIAL DE BENGUELA

O Trabalho Do Professor Em Angola

Bairro de Santa Cruz, localizado no município do Lobito, Província de Benguela vive a cultura em seus pés, com as “Noites de Palco Aberto”. É uma iniciativa da AJS— Associação Juvenil para a Solidariedade e Grémio de Artes Elongiso, acontece todos os Domingos a partir das 19horas. Com entradas grátis.