Estrelas" continentais exibem-se em palcos angolanos


Benguela - Pela primeira vez no seu historial o país reúne, a partir de hoje, dezenas de “estrelas” do futebol africano com o propósito único de lutar pela conquista do maior troféu da modalidade a nível do continente.

Atletas de referência de várias zonas do continente (16 selecções participam do torneio) terão a difícil e “inevitável” tarefa de rivalizar, em quatro estádios modernos (construído para a prova), procurando cumprir os objectivos da sua presença, em particular, e das respectivas selecções em solo angolano na 27ª da Taça de África das Nações.

Os adeptos do futebol certamente terão os olhos postos em jogadores como o ivoiriense Didier Drogba, o ghanense Michael Essien, o camaronês Samuel Eto’o (melhor marcador da história dos CAN com 16 tentos); o nigeriano Obafemi Martins; o egípcio Mohamed Zidan; o maliano Frederic Kanoté e o togolês Emanuel Adebayor, que constituem as principais referências. Mas o CAN não se resumirá a esses, pois tem ainda atletas que despontam nos mais variados campeonatos europeus, e não só, como Seydou Keita (Barcelona), os irmãos Kolo e Yaya Toure (Manchester City e Barcelona), Diara e o guarda-redes Kameni (Espanhol de Barcelona).

O veterano Kanu e jovens talentos, alguns em afirmação e outros ainda promissores, como o camaronês Alexandre Song, de 22 anos de idade, médio defensivo do Arsenal da Inglaterra, André Ayew (20 anos, Ghana) que actua no AC Arles-Avignon de França, Dominic Adiyiah (20 anos, Ghana), Ahmed Al Muhammadi (22 anos) do ENNPI do Egipto) e os anfitriões Djalma Campos, do Marítimo de Portugal e Job, do Petro de Luanda (ambos com 22 anos de idade) farão igualmente parte da maior competição do futebol africano em solo angolano.

Cientes das responsabilidades que pesam sobre si e das dificuldades a encontrar, os atletas supra-citados, e outros, terão que se empenhar para, em apenas três jornadas, ajudar as suas selecções a garantirem continuidade na prova. Equipas há que “se contentam” a traçar como meta os quartos-de-final, algumas almejam qualquer um dos três lugares do pódio, enquanto outras não hesitam em afirmar que, em alta competição, apenas o título interessa.

Se por um lado a presença em palcos nacionais de tantas estrelas anima os adeptos locais, por outro pode-se considerar que constitui motivo de profunda reflexão sobre aquilo que será o desfecho do campeonato, uma vez que “velhos ditados teóricos” atribuem favoritismo a conjuntos aparentemente mais bem “alimentados” em termos de valores futebolísticos, ou seja, atletas.

Nesta linha de pensamento, há ainda o factor “casa”, que em situações do género é tido como “chave”, mas, em muitos casos sem sucesso, pois em 2008, na 26ª edição, no Ghana, craques como Muntari, Agogou, Essien e Happya actuaram no seu território, o público muito puxou, mas não foram capazes de levar a selecção além do quarto lugar.

Manucho Gonçalves, Flávio Amado, Pedro Mantorras e companhia são as estrelas” que farão esta noite, a partir das 20:00, as honras da “casa” a Kanoute, Diara e Seydou Keyta, lançando o desafio de Angola fazer melhor, ou pelo menos igual, em relação a última edição, onde chegou quartos-de-final.

Até ao último dia deste mês o futebol africano vai dominar o dia-a-dia dos angolanos e visitantes.

O Egipto, campeão em título, terá tarefa bastante difícil para manter o troféu após a prova em terras dos “Palancas Negras”, sendo que a apetência anda a volta de candidatos como Cote d’Ivoire, Camarões, Nigéria e Ghana. Angola, embora não tenha se pronunciado de forma muito clara quanto ao título, pode também ser
incluída entre os candidatos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

HISTORIAL DO INSTITUTO MÉDIO INDUSTRIAL DE BENGUELA

O Trabalho Do Professor Em Angola

Bairro de Santa Cruz, localizado no município do Lobito, Província de Benguela vive a cultura em seus pés, com as “Noites de Palco Aberto”. É uma iniciativa da AJS— Associação Juvenil para a Solidariedade e Grémio de Artes Elongiso, acontece todos os Domingos a partir das 19horas. Com entradas grátis.