sábado, 26 de junho de 2010

Existe Honestidade em Angola?


Creio que não há um dia em que não seja noticiado na imprensa nacional um caso de corrupção, o mais caricato é que depois quase nunca existem consequências. A única ilação que retiro, é que é uma coisa normal. Como se a corrupção além de estar institucionalizada também fosse genética e logo hereditária. Mas é mesmo assim? Será que não existe um único angolano honesto neste mundo?
Existir possivelmente até existem mas não são noticia e portanto não servem de exemplo para ninguém, pergunto-me, se essa omissão é voluntaria ou imposta?
Parafraseando Martin Luther King Jr, não me assusta a perversidade e a crueldade das pessoas más, mas sim o silêncio das pessoas boas, a questão é saber, se Martin Luther King diria o mesmo se fosse angolano porque possivelmente em Angola existem mais pessoas perversas do que de índole boa.
Em Angola impera a lei da sobrevivência para a generalidade da população, quando se tem fome e não se têm os meios, tudo acaba por ser permitido, só quem nunca foi confrontado pela dificuldade não poderá entender a lei do mais forte.
Para a plebe é uma questão de sobrevivência e para a aristocracia? Creio que é uma questão de ganância e soberba, uma forma de garantir os privilégios já adquiridos e manter o Status Quo. Convém sempre separar as águas, manter os pobres ainda mais pobres e os ricos ainda mais ricos. A honestidade não é compatível para quem em absoluto nada tem e para quem tudo quer.


Pedro Van-Dúnem

10 comentários:

Franck disse...

Muito bom o blog, Angola me interessa... Seguindo vc! Abçs!

Cris disse...

Oi...corrupção??????????? O brasil exporta corrupção. Dá aulas de como corromper o povo em cinco minutos e sem deixar vestígios; ou melhor, eles deixam e muitos, mas nunca são condenados.
Verbas desviadas, orçamentos superfaturados. Um país à deriva de muitas loucuras.

Acho que a diferença maior está na fome que Angola agoniza e no Brasil já não tão grave.

Amigo, estmao TODOS nós em um planeta que de uma forma ou outra está sendo violentado e corrompido.
Até quando? Não sei, mas acho que algo vai acontecer. Acredito que uma ajuda SUPERIOR virá em breve. Pode ser loucura, mas acredito nisso.

Não habitamos este Universo sozinhos. Tenho certeza.

Beijo grande

Joyce disse...

A corrupção está por todo lado.

Gostei do teu texto. Muito bem escrito e falando de um assunto tão sério.

Obrigada por teus comentários!

Beijo Florentino.

Patrícia Nunes disse...

muito obrigada (:

Patrícia Nunes disse...

sim , eu achei interessante (:

Franck disse...

Se vc gostou do 'poemas, chiclete & som', pq não nós seguimos, então? Eu já o sigo! Será um prazer ter vc como um visitante e comentador!
Abçs brasileiros!

kALWMANDA disse...

Corrupção? Só atacam os dirigentes? E cá por baixo com´é? Quer-se um B I tens que dar gasosa! Quer-se um Passaporte tens que dar gasosa! Quer-se tratar de uma consulta dum familiar, tens que dar gasosa!
Queres um certificado de R Criminal ou um atestado de residencia tens que dar gasosa? Vão estes governantes, governados e criticos para a p.q.pariu.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Olá amigo! Gostaria que soubesses que a corrupção não é um privilégio só de Angola não. Aqui no Brasil, se chegar no congresso e gritar pega ladrão, não fica um.

Abraço,

Furtado.

marcia. disse...

oi menino que bom que venho tava com saudades ..
este é outro dos meu blogs,,,corrupção é brabo mesmo aqui nem me fale como tem ,saudades ...
bjos da marcinha,e sonhe viu? sonhe muitoooooo.

Kamilly Almeida disse...

Angola é somente aprendiz do Brasil em quesito Corrupção.Pode acreditar!