PRESENÇA AFRICANA

E apesar de tudo,
Ainda sou a mesma!
Livre e esguia,
filha eterna de quanta rebeldia
me sagrou.
Mãe-África!
Mãe forte da floresta e do deserto,
ainda sou,
a Irmã-Mulher
de tudo o que em ti vibra
puro e incerto...
A dos coqueiros,
de cabeleiras verdes
e corpos arrojados
sobre o azul...
A do dendém
Nascendo dos braços das palmeiras...
A do sol bom, mordendo
o chão das Ingombotas...
A das acácias rubras,
Salpicando de sangue as avenidas,
longas e floridas...
Sim!, ainda sou a mesma.
A do amor transbordando,
pelos carregadores do cais
suados e confusos,
pelos bairros imundos e dormentes
(Rua 11!... Rua 11!...)
pelos meninos
de barriga inchada e olhos fundos...
Sem dores nem alegrias,
de tronco nu
e corpo musculoso,
a raça escreve a prumo,
a força destes dias...
E eu revendo ainda, e sempre, nela,
aquela
Longa história inconsequente...
Minha terra...
Minha, eternamente...
Terra das acácias, dos dongos,
dos cólios baloiçando, mansamente...
Terra!
Ainda sou a mesma.
Ainda sou a que num canto novo
pura e livre,
me levanto,
ao aceno do teu povo!


ALDA LARA


(Naiceu 1930- Morreu1962)

Benguela,1953 (de Poemas,1966)

Comentários

Laryssa Ferreira disse…
oii.. obrigada por estar seguindo meu blog, tbm seguirei o seu,,. e estarei voltando sempre!!
maravilhoso o poema...Bjos achocolatados
Olá Florentino! Cheguei até aqui, por informação da Hanna. Por coincidência, encontrei um belo poema da Alda Lara, inclusive, fiz uma postagem dela no nosso Arte & Emoções no dia 17/05/10, com o poema "De Longe". Tens um espaço muito aconchegante e, se permitires, aqui plantarei minha bandeira para que possa apreciar melhor os teus posts.

Abraços e uma ótima semana pra ti e para os teus.

Furtado.
Hana disse…
Oi coração, eu digo que aki tem preciosidades, como este poema da Alda Lara, agora preciosidade é seu coração que admiro.Estou de mãos dadas com vc, sempre, que orgulho ter uma amigo como vc que tem uma alma linda.
com carinho
Hana
Anónimo disse…
Gostei bué do seu blog!
E te convido a conhecer o meu: vivereafinaroinstruento.blogspot.com que esta semana esta fazendo um especial sobre cantoras africanas.
Bjs e muito prazer

Mensagens populares deste blogue

HISTORIAL DO INSTITUTO MÉDIO INDUSTRIAL DE BENGUELA

O Trabalho Do Professor Em Angola

Bairro de Santa Cruz, localizado no município do Lobito, Província de Benguela vive a cultura em seus pés, com as “Noites de Palco Aberto”. É uma iniciativa da AJS— Associação Juvenil para a Solidariedade e Grémio de Artes Elongiso, acontece todos os Domingos a partir das 19horas. Com entradas grátis.