Minha indignação: Outra carta aberta ao Senhor PR de Angola - Fernando Vumby


 De  Fernando Vumby

Opinião
Sexta, 27 Agosto 2010 21:27
Alemanha - Senhor presidente da republica de Angola , quer antes de tudo expressar-lhe as minhas saudações patrióticas.
Fonte: F Vumby


Gostaria de poder continuar a trata-lo por Vossa Excelência , o que significaria reconhecer a sua excelência moral e também a grandeza de sua virtude. E só não o faço porque não reconheço no senhor autoridade moral , que mereça este tratamento e consideração de minha parte. Também porque não considero necessário utilizar pronomes de tratamento , para manifestar respeito pelo cargo público , que o senhor ocupa.
 Como já ouvi membros de seu governo dizer ; que Angola é um Estado moderno onde existe verdadeiramente justiça e o poder é correcto. Sendo assim , não tenho que temer a arbitrariedade e espero que este tratamento não enfrente nenhuma barreira. Por isso , dispenso também , as formas fantasiosas e ultrapassadas de tratamento com origem nos círculos da tirania do direito divino e nos meios oficiais corruptos.

 Quem lhe escreve é Fernando Vumby , um simples cidadão , com mais de 50 anos de idade trabalhando desde algum tempo , para algumas instituições cívicas internacional , como activista.
 Sinto-me revoltado com as roubalheira no nosso país , aumento da corrupção apesar do senhor ter decretado uma dita cuja , tolerância zero contra ela , e desmandos praticados pelo governo liderado pelo senhor.

 Não sou filiado á nenhum partido político , acredito no projecto do BD para com Angola , e se um dia poder votar , apesar do voto ser secreto , quer dizer publicamente , que votarei neles.

 Sou membro de alguns fóruns cívicos e sem qualquer pretensões a qualquer cargo público em Angola que abandonei á quase 30 anos. Como cidadão angolano orgulhoso , sinto-me por vezes envergonhado e indignado por perceber que nosso país , não oferece aos seus filhos um lugar decente para vivermos.
E por ver meu país ter um governo e aliados tão desonestos , sem escrúpulos , mentirosos e dos piores corruptos que existem , quem sabe neste planeta ?
 Tomei a amabilidade como cidadão angolano , pelo direito que me cabe na lei constitucional escrever-lhe , fazendo sentir as minhas preocupações , que julgo ser as da maioria dos angolanos.
 Tenho a certeza que , como conhecedor dos métodos praticados por algumas pessoas chefiadas pelo senhor.
 Ao escrever-lhe esta carta ,estou a meter em risco a minha integridade física e quem sabe ,minha própria vida e de meus familiares residentes em Angola. Mas como não sou nenhum covarde , não aceito e nem me submeto á nenhum governo corrupto seja ele qual for .
 enhor presidente ; tenho a certa absoluta que outros milhões de angolanos , gostariam de lhe dizer a mesma coisa , se o senhor um dia desse essa oportunidade e ouvisse seus apelos. Uma presidência , que é apontada como o epicentro da corrupção e não prova o contrário , rebaixando-se , aos níveis mais baixos jamais vistos.
 Não pode merecer o meu respeito e nem de qualquer outro cidadão de bem deste país. Um presidente que mexe , remexe e manobra a lei quando lhe apetece , desrespeitando desta forma os eleitores que no seu partido votaram. Não pode de igual modo esperar por respeito. Um presidente que cujo partido não mostra sinais de democratização e aberturas para um dialogo construtivo com seus compatriotas , tomando de assalto a máquina pública com o mero e único objectivo de perpetuação no poder. Como pode merecer respeito e admiração ?
 Um presidente que passou mais de 30 anos se vendendo como o paradigma da moralidade e da ética , permitindo seus filhos se apoderarem das riquezas do país para interesses pessoais. Nunca merecerá respeito de um cidadão minimamente consciente e dono das suas faculdades mentais.

Um presidente que oferece milhões de dólares á países como Guine-Bissau , para sair da crise em que se encontra , apoia círculos do governo Santomense na perspectiva de ver singrar um regime obediente ás suas ordens.

 Enquanto várias províncias do país necessitam de apoio financeiro para resolver seus problemas e seus comandados criam dificuldades por serem talvez , regiões de grande afluxo da oposição.Um presidente que nunca é visto no meio do seu povo dando uma palavra de conforto ou de coragem , quando as catástrofes naturais habituais , arrasam seus bens e provoca tantas mortes.
 Senhor presidente , levante sua cabeça e veja que há falta de escolas , prisões para os corruptos , condições dignas de trabalho , na área da saúde é um caos , onde até nem temos um lugar digno para morrer na nossa terra.


 A segurança é outra desgraça , os tráficos de influencias , drogas , seres humanos nunca se expandiu tanto como nos dias de hoje.
 Senhor presidente , nunca o vi condenar qualquer regime ditatorial , antes pelo contrário é amigo de quase todos incluindo aqueles condenados internacionalmente.
 Senhor presidente de forma cínica e desumana , o seu governo não votou na ONU a favor da condenação do genocídio praticado no Sudão , que matou mais de 310.000 sudaneses em Darfur.
 Senhor presidente por favor deixa de amordaçar a constituição , o Legislativo , o judiciário e a imprensa privada se quiser merecer respeito e admiração de todos os angolanos.
 Senhor presidente , não lhe peço desculpas , por que o que digo é verdade
O Senhor e seus camaradas corruptos , estão a transformar Angola numa republiqueta de vagabundos , assaltantes de bancos , em vez de uma país em que a ética, a honestidade , o respeito á honra das pessoas e o amor á pátria , á verdade e á liberdade sejam os alicerces em que deve sustentar a grande nação que todos nós desejamos.
 Senhor presidente procure conversar com o povo e perceberá que o angolano hoje está perdendo sua dignidade.Não baste que os angolanos tenham peixe frito todos dias , ou fungi com feijão.
 Eles precisam também de um alimento para sua alma , seu espírito , para que possam realmente ter consciência de civismo , de patriotismo e de nacionalidade .
 E este alimento é a dignidade , moralidade e bons exemplos vindo de seus governantes. Sem mais de momento aceite o meu abraço patriótico senhor presidente José Eduardo dos Santos .

 *Fernando Vumby

 Fórum Livre Opinião & Justica
Saudações patrióticas ---( Forum Livre Opinião & Justiça






Comentários

Hugo de Oliveira disse…
Obrigado pelos votos de felicidades amigo.

abraços
de luz e paz

Hugo
José Sousa disse…
Tudo o que aqui escrito está, pactu-o a 100%. Não haja duviada, os Angolanos vivem com medo! Medo do futuro, medo de não terem liberdade, medo por serem sincéros mas virem a srem mortos por este regime. Abaixo a ditatura, não foi para isto que os Angolanos lutaram contra o clonialismo Português. É hora de mudança, o povo Angolano necessita de Liberdade.

Um abraço para todos os que amam Angola.

Mensagens populares deste blogue

HISTORIAL DO INSTITUTO MÉDIO INDUSTRIAL DE BENGUELA

O Trabalho Do Professor Em Angola

Bairro de Santa Cruz, localizado no município do Lobito, Província de Benguela vive a cultura em seus pés, com as “Noites de Palco Aberto”. É uma iniciativa da AJS— Associação Juvenil para a Solidariedade e Grémio de Artes Elongiso, acontece todos os Domingos a partir das 19horas. Com entradas grátis.